Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

A SOGAMT realizou no sábado, 30/07/2016, a 5ª Reunião Científica 2016, com o Tema “Sexualidade e Relações de Novos Gêneros na abordagem do Médico do Trabalho”.

O Palestrante convidado, Dr. Angelo Brandelli Costa, abrilhantou o evento com seu amplo currículo e experiência em pesquisa no Centro de Estudos Psicológicos UFRGS do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero UFRGS e do Programa de Identidade de Gênero do HCPA, além de sua experiência no exterior como pesquisador associado do Center for HIV EducationalStudies& Training (CHEST) do Hunter College da City Universityof New York (2014-2015) e da Universidade autônoma de Barcelona (2005-2006)

 

O Professor de Psicologia Social do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e Coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais brindou a plateia com uma revisão sobre a evolução histórica dos novos gêneros e a importância da cultura social desenvolvida ao longo dos anos sobre o ser humano.
Dr. Angelo concluiu com o seguinte pensamento:
A população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) requer cuidados de saúde específicos que representam desafios no contexto da saúde ocupacional. Travestis e pessoas transexuais requerem mais atenção uma vez que, além dos procedimentos médicos utilizados para afirmação do gênero, devem ter tratamento com o seu nome social e identidade de gênero auto relatada. Além disso, a utilização de banheiros de acordo com a idade de gênero é uma medida que deve ser implementada no contexto ocupacional. O acolhimento que compreenda a diversidade sexual de gênero como variantes da normalidade é o primeiro passo para a atenção integral à saúde dessa população”.
O evento foi um sucesso, contando com a presença de 26 colegas, entre associados, diretores e ex-presidentes da SOGAMT.Foram duas horas de apresentação e questionamentos, onde a SOGAMT novamente cumpriu o seu papel pioneirode trazer assuntos relevantes e inovadores para a Medicina do Trabalho do RS e do Brasil.