Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

Pesquisas abordam segurança e saúde em diferentes ambientes de trabalho

O Painel 1, do terceiro dia da XI Semana da Pesquisa da Fundacentro, em 19 de outubro, foi marcado pela apresentação de dissertações e teses, que trouxeram resultados de pesquisas realizadas em diferentes ambientes de trabalho. Os temas abordaram desde a exposição ocupacional em salinas à implementação do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).

No primeiro bloco, foram apresentados os resultados de três dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pós–Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente” da Fundacentro, que abordaram a interface entre disfunções temporomandibulares e a organização do trabalho em teleoperação; a prova pericial na Justiça do Trabalho no caso das doenças associadas ao asbesto; e a exposição ocupacional à poeira de sal marinho no processo de beneficiamento em salinas no Rio Grande do Norte.
Já o tecnologista da Fundacentro/MG e engenheiro, Airton Tavares de Almeida Junior, apresentou sua pesquisa de doutorado em Engenharia de Materiais, defendida em 2014 na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, sobre “caracterização de argamassas de barita como blindagens contra a radiação e determinação experimental dos coeficientes de atenuação desses materiais”.
O segundo bloco contou com a apresentação de quatro dissertações de mestrado realizadas na Fundacentro: “Risco de exposição à sobrecarga térmica para trabalhadores da cultura de cana-de-açúcar no estado de São Paulo”; “Implementação do PCMAT no processo de construção de alvenaria estrutural em obras de edificações residenciais de baixa renda na região metropolitana de São Paulo”; “Estudo de caso: análise da eficácia de um sistema de ventilação local exaustora utilizado para controle da sílica em uma indústria de borracha do Estado de São Paulo”; e “Inspeção do trabalho e redução de agravos à saúde: o caso da indústria mineral do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais”.
Também houve a exposição sobre a tese de doutorado em Engenharia Mecânica “Contribuição à análise de sensibilidade do ruído de aeronaves de carga utilizando simulação computacional e sistemas de informação geográfica”. O trabalho foi defendido em 2013 na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ pelo tecnologista da Fundacentro/RJ, o engenheiro Flávio Maldonado Bentes.
As pesquisas exploraram diferentes áreas do saber para refletir sobre aspectos da Segurança e Saúde no Trabalho – SST. “Precisamos ampliar os nossos horizontes. A questão interdisciplinar é importante para a melhora dos ambientes de trabalho, para o reconhecimento dos acidentes e adoecimentos”, aponta a coordenadora do primeiro bloco do Painel 1, Ana Maria Tibiriçá Bon, tecnologista da Fundacentro e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP. O segundo bloco foi coordenado por Irlon de Ângelo da Cunha, doutor em Engenharia Mineral pela USP e tecnologista da Fundacentro.

Disfunções temporomandibulares
O cirurgião dentista, João Rodolfo Hopp, defendeu o seu mestrado na Fundacentro em 2015. Em sua pesquisa, estudou a relação entre disfunções temporomandibulares e a organização do trabalho a partir do setor de serviço de teleoperações. Ele mostrou uma possível correlação entre o modelo organizacional prevalente nessa área e o desencadeamento ou agravamento das disfunções temporomandibulares - DTMs.
Essas doenças são “vinculadas às estruturas musculoesqueléticas da região orofacial, envolvendo ossos maxilares e temporais, mandíbula, musculatura mastigatória e articulações temporomandibulares”, cujos sintomas podem se manifestar em outras regiões do corpo. Os fatores psicossociais podem agravar as DTMs, mas há uma invisibilidade das possíveis relações com o trabalho, que ficam encobertas. “O trabalhador tem pouquíssima consciência de quanto as implicações da organização do trabalho podem agravar esta doença”, afirma Hopp.

Acesse a dissertação

Fonte:ANAMT